Erasmus 2008_La Laguna
  PT | EN


A FACULDADE
Facultad de Bellas Artes
Universidad de La Laguna

...
O WORKSHOP
Input_Programa+Referências
Processo_As Aulas
Output_Alunos+Propostas

...
O LOCAL_TENERIFE
Cidades_La Laguna+Santa Cruz
Montanha_El Teide
Mar_Puerto+Las Américas

...



WORKSHOP DE AMBIENTES INTERACTIVOS: INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO FÍSICA
COM ARDUINO
| Facultat de Bellas Artes, Universidad de La Laguna | 21 a 25 Abril

Contextualização: tendências e perspectivas de evolução das linguagens nas artes multimédia e no design

Computação física: potencialidades na construção de sistemas interactivos com microcontroladores | Open source | Input/Output

Arduino: o hardware (microprocessadores, sensores, LEDs, resistências, placas, potenciómetros, interruptores), o software (ambiente IDE do Processing e programação baseada em C/C++) e aplicações

Apresentação de exemplos e projectos realizados pelos alunos de Arte e Multimédia da FBAUL

Exploração dos materiais e programas – técnicas básicas

Perspectivas para futuro desenvolvimento: da proposta e planeamento inicial à concretização final e apresentação online [reconhecimento, controlo, manipulação e aplicação em projecto(s) em função de conceitos definidos]

.....................................................................................................................................


Alunos participantes O workshop foi frequentado por alunos do 3º ano da disciplina "Prodecimientos y Técnicas" leccionada pelo Prof. Cristóbal Ruiz, havendo também alunos do 4º e 5º anos, de entre os quais: Adargoma Santana Cardoso | Ana Isabel Melian Soto | Cecile Meier | Cristina Gonzalez | Dailos Perez Gonzalez | Ivan Lopez Alonso | Laura Baute Sanjuan | Maria De Las Nieves Sanabria | Nacho | Pol Clusella Francés | Tania Martin Martin.
No seu percurso académico, a maioria dos alunos encontra-se em processo de familiarização com as ferramentas de edição gráfica e a participação no workshop, além do entusiasmo demonstrado e dos resultados positivos alcançados, constituiu uma experiência que permitiu alargar horizontes quanto às possibilidades de planeamento, prototipagem e actuação através de uma introdução à filosofia do opensource e experimentação de exercícios de computação física utilizando microcontroladores e sensores.

Recursos Para a realização do workshop, foram plenamente satisfatórios os recursos existentes, desde o equipamento para projecção das orientações gerais, imagens e código, até ao quadro para anotação de destaques e esclarecimentos, e aos computadores da sala de aula, juntamente com os portáteis dos próprios alunos.
O software opensource do Arduino foi instalado em todas as máquinas – PCs e Macs – e o hardware distribuído pelos grupos de alunos (1 kit por cada 2 a 4 alunos). 3 dos kits utilizados no workshop foram gentilmente emprestados pelos alunos de Programação Multimédia Ana Moutinho, Diogo Dias e Pedro Rôxo – os nossos agradecimentos :))

 

 

Referências

Arduino Open-source electronics prototyping platform based hardware and software

Arduino en Español

Physical Computing "Arduino is an open hardware system for artists and designers"

Electrolobby "(Arduino) was born from the need of having a set of tools to conduct courses in electronics prototyping at art and design universities. (...) expanded into secondary education in some schools in Spain"

Workshops nos quais participei:
Physical Computing com Arduino, por Massimo Banzi
Workshop Arduino – Let’s Get REALLY Physical, por André Gonçalves

Workshops de Introdução ao Arduino:
Input Output and Things in Between
H3: Beginners Arduino workshop

FBAUL| Programação Multimédia_Projectos pelos alunos de Arte e Multimédia

...



Arduino_Tutorial

Arduino_User's Playground

Arduino_ KIT Workshop
Base level

Physical Computing Labs

Tinker

Wiring Open source programming environment and electronics i/o board

Making Things

Make:

Fritzing Breadboard schematic software

Resistor Values_Color Codes

GRL Graffiti Research Lab

...